top of page

Saúde no Trabalho

Saúde no tabalho

DGS - Direção Geral da Saúde

Autorização n.º 539/2015

A Saúde no Trabalho tem como finalidade “adaptar o trabalho ao Homem e cada Homem ao seu trabalho” e engloba a totalidade das intervenções médicas, de enfermagem, técnicas e outras que visem a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores nos seus locais de trabalho.

A nossa filosofia assenta na promoção do empowerment dos colaboradores das empresas clientes, para a construção de projetos de saúde que visem o equilíbrio entre a vida laboral e pessoal, na procura do completo bem-estar físico, mental e social. A evidência indica que o investimento em saúde da população trabalhadora resulta em ganhos de produtividade e competitividade das empresas no mercado global.

Como estratégia para a sua implementação desenvolvemos programas de saúde integrados com base nas necessidades identificadas e tendo em conta a especificidade da atividade da empresa cliente, a avaliação das situações de risco inerentes às funções desempenhadas e aos postos de trabalho.

Esses programas compreendem a vigilância de saúde, promoção da saúde e a interligação com as atividades de segurança no trabalho.

EXAMES DE ADMISSÃO

São exames efetuados ao trabalhador no início da prestação do trabalho ou, quando a urgência da admissão o justificar, nos 15 dias seguintes, de acordo com a legislação em vigor.

 

EXAMES PERIÓDICOS

São exames de vigilância de saúde, efetuados anualmente a trabalhadores menores de 18 e maiores de 50 anos e, de 2 em 2 anos, aos restantes trabalhadores.

 

EXAMES OCASIONAIS

Exames a realizar sempre que ocorram alterações substanciais nos meios utilizados, no ambiente e na organização do trabalho, suscetíveis de repercussão nociva na saúde do trabalhador, bem como, no caso de regresso ao trabalho depois de ausência superior a 30 dias por motivo de doença ou de acidente.

EXAMES COMPLEMENTARES DE DIAGNÓSTICO

Podem integrar os exames de vigilância de saúde e ser selecionados de acordo com a exposição aos diferentes riscos a que os trabalhadores estão sujeitos no desempenho da sua atividade profissional. Funcionam como um apoio à decisão médica da aptidão para a função e facilitam a identificação de grupos vulneráveis ou de risco.
 

  • Análises Clínicas

  • Rastreio Visual

  • Rastreio Auditivo

  • Espirometria

  • Eletrocardiograma

  • Ecocardiograma

  • Prova de Esforço

Solicite uma cotação.

bottom of page